Doutrina

A cláusula compromissória estatutária como um problema constitucional: liberdade, consenso e a reforma da Lei das sociedades anônimas (Lei 13.129/2015)
Descrição

Trata da cláusula compromissória estatutária sob uma perspectiva constitucional. Discute-se o problema da extensão subjetiva da cláusula de arbitragem inserida no estatuto da sociedade anônima por deliberação majoritária. A partir do reconhecimento da liberdade como princípio fundamental da arbitragem à luz da Constituição brasileira, sustenta-se que nem mesmo a maioria acionária poderia impor aos acionistas dissidentes ou ausentes a vinculação à via arbitral. Com base nisso, avalia-se de maneira positiva a reforma da Lei das sociedades anônimas de 2015, por meio da qual foi autorizada a inserção da cláusula compromissória em estatutos sociais conferindo-se aos acionistas discordantes o direito de retirar-se da companhia, em harmonia com a garantia constitucional de acesso à Justiça. Por fim, o texto aponta alguns dos novos desafios para a arbitragem societária após a reforma legislativa.
Sumário

As principais correntes jurídicas sobre o tema e seus argumentos centrais -- Algumas críticas à posição majoritária: como fica a Constituição (e a liberdade)? -- A cláusula compromissória estatutária e o significado da liberdade individual do acionista -- Uma avaliação da reforma da Lei das sociedades anônimas à luz do critério constitucional da liberdade -- Perspectivas para a arbitragem societária após a reforma legislativa.
  • A cláusula compromissória estatutária como um problema constitucional: liberdade, consenso e a reforma da Lei das sociedades anônimas (Lei 13.129/2015)
  • A cláusula compromissória estatutária como um problema constitucional: liberdade, consenso e a reforma da Lei das sociedades anônimas (Lei 13.129/2015)

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025.
Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://www.arbipedia.com.br/conteudo-exclusivo/7177-a-clausula-compromissoria-estatutaria-como-um-problema-constitucional-liberdade-consenso-e-a-reforma-da-lei-das-sociedades-anonimas-lei-13-129-2015.html

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin